Sem conseguir dar filhos para seu marido, já em idade avançada, uma mulher tomou uma decisão inusitada. Ela sugeriu ao marido, identificado como Abrão, que ele mantivesse relações sexuais com a empregada doméstica do casal, identificada apenas Hagar. A esposa de Abrão, segundo apurou o Bíblia News, chama-se Sarai.
“O Senhor me impediu de ter filhos. Vá e deite com a minha serva. Talvez, por meio dela, eu consiga ter uma família”, teria afirmado Sarai ao marido que decidiu aceitar a sugestão da esposa.
A empregada, segundo relatos de testemunhas, é de nacionalidade egípcia e trabalha para o casal em Canaã. O caso teria acontecido há tempos, mas só agora foi revelado. Hagar engravidou, mas a gravidez trouxe problemas para a sua patroa.
Uma pessoa relatou à reportagem que durante a gravidez, Hagar passou a tratar a patroa com desprezo que reclamou com Abrão. “Você é culpado da vergonha que estou passando. Entreguei minha serva a você, mas, agora que engravidou, ela me trata com desprezo. O Senhor mostrará quem está errado: você ou eu”, disse Sarai a Abrão.
Fuga
Abrão decidiu então dar cartas brancas à esposa e afirmou que ela poderia fazer o que achasse melhor diante da situação. A mulher passou a tratar mal a empregada que, não resistiu ao tratamento e decidiu fugir, mesmo grávida.
Hagar fugiu em direção ao deserto, mas foi alcançada por um anjo do Senhor perto de uma fonte de água nas proximidades da estrada de Sur que a questionou perguntando para onde ela iria. Hagar revelou que estava fugindo da patroa, mas foi aconselhada pelo anjo a voltar pra casa.
“Volte para a sua senhora e sujeite-se à vontade dela. Eu lhe darei tantos descendentes que será impossível conta-los. Você está grávida e dará à luz a um filho. Dê a ele o nome de Ismael, pois o Senhor ouviu seu clamor angustiado”, afirmou o anjo.
A criança nasceu forte e saudável e foi batizada de Ismael. Segundo Hagar, o anjo que havia falado com ela, a quem ela se refere como “Tu és o Deus que me vê”, que Ismael crescerá solitário e indomável e levantará o punho contra todos e todos contra ele e, fará oposição a todos os parentes.
A reportagem apurou que Abrão estava com 86 anos quando foi pai. Abrão, no entanto, não trocou de esposa. Ele continuou com casado com Sarai.
(A história acima pode ser encontrada no capítulo 18 do livro de Gênesis)