Rivais armam cilada e homem é jogado em cova cheia de leões

Administrador no Palácio do rei Dario, Daniel foi perseguido por outros funcionários do alto escalão, preso e condenado a ser devorado pelos ferozes felinos

Um homem chamado Daniel, que conquistou a confiança do rei Dario e se tornou um dos administradores responsáveis pela supervisão dos altos funcionários, foi preso e sentenciado à morte de forma cruel. Ele foi jogado em uma cova repleta de leões para ser devorado pelos ferozes felinos.

Fontes do palácio que falaram com o Bíblia News, sob a condição de anonimato, contaram que Daniel foi alvo da fúria e ciúmes de outros servidores palacianos após Dario dividir o reino em 120 províncias e nomear um alto funcionário para governar cada uma delas.

Escolhido como administrador junto com outros dois homens, Daniel em pouco tempo conquistou a confiança do rei ao se mostrar mais capaz que os demais. A fúria aumentou quando eles descobriram que o rei planejava colocá-lo à frente de todo o reino.

Os outros administradores e altos funcionários começaram a procurar falhas no modo como Daniel conduzia as questões de governo, mas nada encontraram para criticar ou condenar. Ele era leal, sempre responsável e digno de confiança.

“Nossa única chance de encontrar algum motivo para acusar Daniel será em relação às leis de seu Deus”, teria dito um dos revoltosos. Eles planejaram uma saída para se livrar de Daniel e procuraram com um decreto em mãos.

“Nós administradores, oficiais, altos funcionários, conselheiros e governadores estamos todos de acordo que o rei deve decretar uma lei a ser cumprida rigorosamente. Dê ordens para que, nos próximos trinta dias, qualquer pessoa que orar a alguém, divino ou humano, exceto ao rei, seja lançada na cova dos leões. Agora, ó rei, decrete e assine essa lei para que não possa ser mudada, como lei oficial dos medos e dos persas, que não pode ser revogada”, disse um dos homens que falou em nome do grupo.

O rei Dario assinou a lei, e imediatamente os funcionários foram até a casa de Daniel, que costumava orar três vezes por dia ao Deus de Israel com as janelas abertas na direção de Jerusalém, e o encontraram orando.

O grupo retornou ao rei e o lembrou do documento assinado e pediram punição a Daniel. O decreto determinava que qualquer pessoa que infringisse a lei fosse jogada na cova de leões.

O rei ficou angustiado quando ouviu a história, tentou encontrar uma forma de salvar Daniel, mas a insistência dos homens fez com que ele autorizasse a prisão e o lançamento do jovem na cova dos leões. “Que seu Deus, a quem você serve fielmente, o livre”, disse Dario a Daniel.

Então, trouxeram uma pedra e a colocaram sobre a abertura da cova. O rei selou a pedra com seu anel e com os anéis de seus nobres, para que ninguém pudesse resgatar Daniel, e retornou ao palácio, onde passou a noite em jejum e sem dormir.

De manhã bem cedo, levantou-se e foi apressadamente à cova dos leões e gritou angustiado. “Daniel, servo do Deus vivo! O Deus a quem você serve tão fielmente pôde livrá-lo dos leões?”, perguntou.

Ele ficou surpreso e alegre ao ouvir a voz de Daniel. “Que o rei viva para sempre! Meu Deus enviou seu anjo para fechar a boca dos leões de modo que não me fizessem mal, pois fui considerado inocente aos olhos de Deus. Também não fiz coisa alguma contra o senhor, ó rei”.

Emocionado, Dario ordenou que tirassem Daniel da cova. Não havia sequer um arranhão nele, pois havia confiado em seu Deus. Em seguida, o rei ordenou que prendessem os homens que haviam acusado Daniel. Ordenou que fossem lançados na cova dos leões junto com suas esposas e seus filhos. Os leões os atacaram e os despedaçaram antes que chegassem ao fundo da cova.

Depois disso, o rei Dario enviou uma mensagem com um novo decreto a povos de todas as raças, nações e línguas em todo o mundo. Confira abaixo o texto do rei.

 

“Paz e prosperidade!

Decreto que todos em meu reino devem tremer de medo diante do Deus de Daniel. Pois ele é o Deus vivo e permanecerá para sempre. Seu reino jamais será destruído, e seu domínio não terá fim. Ele livra e salva seu povo; realiza sinais e maravilhas nos céus e na terra. Foi ele que livrou Daniel do poder dos leões”.

 

(A história acima pode ser encontrada no capítulo 6 do Livro de Daniel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *